segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

5 Insetos que vc deve evitar



Nome: Vespa Japonesa Gigante




Local: Japão


Porque você deve ter medo dela: Ela é do tamanho do seu polegar e tem condições de injetar um veneno extremamente tóxico. Além disso, o veneno contém um coquetel de feromona - substância que permite atrair o sexo oposto dos animais - fazendo com que os demais membros da colméia também venha picá-lo.


Essa vespa é uma assassina de abelhas e de pessoas também! Seu veneno é muito forte e ela não perde o ferrão, podendo ferroar quantas vezes quiser. Em média, uma vespa mandarina consegue matar 40 abelhas por minuto, sendo necessárias apenas umas 30 para arrasarem com uma colónia de 30.000 abelhas em 3 horas.[ + VIDEO ]


Nome: Formiga-cabo-verde (Paraponera clavata)




Local: Florestas tropicais da Nicarágua ao Paraguai


Porque você deve ter medo dela: A Formiga-cabo-verde localiza-se na América do Sul. Caracteriza-se por apresentar um tubérculo no protórax e outro no primeiro segmento abdominal, medindo cerca de 22 mm de comprimento e notável pela agressividade e pela picada dolorosa. Também é conhecida pelos nomes de cabo-verde, chia-chia e naná. Habitam a costa atlântica das Américas.


A formiga-cabo-verde é agressiva e a sua mordedura provoca uma dor intensa. Ela é conhecida por ‘Bullet Ant’ porque a sua ferroada assemelha-se a dor de um tiro. [ + VIDEO ]


Nome: Abelha africana (Apis mellifera scutellata)




Local: América Central e do Sul


Porque você deve ter medo dela: Possuem visão mais aguçada, resposta mais rápida e eficaz ao feromônio de alarme. Os ataques são, geralmente, em massa, persistentes e sucessivos, podendo estimular a agressividade de operárias de colmeias vizinhas.


Não há nenhuma forma física para determinar a diferença entre uma abelha comum e uma abelha africana.


As abelhas africanas devem a sua existência à ciência. Na década 50, no Brasil, alguns cientistas resolveram cruzar abelhas africanas com abelhas comuns. Eles queriam uma abelha que pudesse viver na selva.


Os locais do corpo do cão mais comumente atacados pelas abelhas são as regiões nasal, oral e ocular. Sabe-se que cores escuras estimulam o ataque mais prontamente que cores claras, explicando o porquê dos apicultores usarem roupas brancas. Reações de hipersensibilidade ocorrem como resultado de uma ou poucas picadas e não são relacionadas à toxicidade do veneno, sendo que uma estimativa revela que 0,5% a 2% das pessoas são consideradas hipersensíveis ao veneno da abelha, vespas e formigas, e 40 pessoas morrem a cada ano devido a picada. Resposta fatal a uma simples picada tem sido relatada em cães.


Nome: Soldados do Exército (Eciton burchellii)




Local: Bacia Amazônica. Há outras subfamílias que vivem na Ásia e na África


Porque você deve ter medo dela: Elas são conhecidas por desmantelar qualquer coisa que aparecem no seu caminho, independente da sua dimensão. Elas também são completamente cegas.


As Formigas de Exército são especialistas na arquitetura orgânica. Para uma boa colônia, as formigas usam os seus próprios corpos vivos para construir qualquer estrutura concebível necessária, amontoando-se uma em cima da outra, para criar paredes protetoras e tetos contra a ação do tempo e pontes para cruzar obstáculos. Sendo assim, tem alto poder de destruição.


Nome: Berne




Local: A maioria das espécies encontradas na América Central e do Sul, algumas espécies encontradas em todo o mundo.


Porque você deve ter medo dela: As larvas das moscas da família Oestridae são conhecidas como berne. Há dúzias de variedades destas moscas, elas são altamente adaptados para viver em animais. Cada uma delas tem ciclo reprodutivo diferente, todas entretanto, usam a carne viva como hospedeira.


A mosca “Estômago de Cavalo”, por exemplo, põe os seus ovos na grama. Os cavalos comem a grama e os ovos. Estes se incubam no calor da boca do cavalo.


As larvas podem crescer em qualquer lugar do seu corpo, somente dependendo de onde os ovos estejam, que pode ser no seu canal lacrimal ou no seu cérebro.

0 comentários: